kits

Olá Maestro/Regente

Recentemente entraram em contato conosco para nos fazer a seguinte pergunta:
-Tá! Mas o que são Kits de Ensaio?

Foi pensando nessa pergunta que resolvemos escrever, de maneira bem sucinta o que são os famosos Kits de Ensaio que os Maestros e Diretores musicais costumam falar tanto e cobrar tanto de seus vocalistas nos ensaios.

1. O que são os Kits de Ensaio?
De maneira bem simples, os Kits de Ensaio são materiais de Áudio (MP3, WMA, Etc.) e Leitura (PDF, DOC, Etc.) que facilitam e aprimoram o aprendizado de músicas dentro dos repertórios dos grupos (Quando falo grupo estou me referindo a grupo vocal, ou seja, grupos, quartetos, corais, Etc.). Esses materiais vão com a Harmonia (Áudio) que o integrante do grupo deve cantar dentro da grade harmônica das vozes, sendo um arquivo de áudio para cada naipe vocal de cada música - ou seja, na musica 01 os tenores recebem um áudio somente com a harmonia dos tenores da música em questão, as sopranos outro arquivo e assim por diante - e Letras (Partituras) que constam a parte na música que o integrante canta ou deixa de cantar, além de mostrar o que se deve cantar.

2. Como surgiram os Kits de Ensaio?
Com a viabilidade que as novas tecnologias trouxeram ao mundo viu-se nos Kits de Ensaio uma resposta as necessidades de muitos grupos amadores e profissionais em todo o mundo. Já que o tempo é curto para se ensinar a todos de uma forma mais pessoal durante muito tempo nos ensaios, os KE se tornaram a saída alternativa para se aprimorar o aprendizado e se ganhar tempo na montagem e preparação dos repertórios, por esse motivo o surgimento do Kit de Ensaio não pode ser atribuído a uma pessoa, mas sim a uma necessidade atendida.

3. Quando surgiram os Kits de Ensaio?
Kit de Ensaio é uma expressão cunhada em meados dos anos oitenta com a popularização da fita K7. Com elas os regentes de corais e grupos amadores começaram a gravar a voz correspondente dos naipes para usar nos ensaios ou para os coralistas estudarem em casa. Num momento seguinte, alguns grupos que faziam um lançamento em LP e fita K7,  já disponibilizavam as vozes separadamente para ensaio. Com o advento do CD-R os kits de ensaio deram um salto qualitativo e passaram a ser comercializados em CDs. Mais recentemente, com a popularização da internet, há diversos sites oferecendo kits de ensaio em inúmeros formatos. Embora a demanda por esse tipo de material sempre tenha sido tímida, ele pode ser de inestimável valor tanto para músicos amadores como profissionais, e anda atraindo cada vez mais adeptos, defensores e usuários.

4. Como funcionam os Kits de Ensaio?
Há mais de uma maneira de usar os Kits de Ensaio. Uma delas é gravar no CD ou MP3 o áudio correspondente aos naipes e imprimir as partituras, uma para cada coralista. Feito isso, os monitores de naipe se separam em salas com um aparelho de som e os integrantes do naipe. O mais indicado é ouvir frase por frase e ir avançando no aprendizado de determinada música. Simples assim! Uma outra abordagem possível é gravar um CD para cada integrante estudar na sua conveniência. Também pode ser usado o já popular mp3 ou até mesmo o celular em vez do CD. Este método é muito eficiente e dá ótimos resultados. Os áudios e partituras também podem ser enviados aos coralistas por e-mail.


Esperamos que essas 4 perguntas possam, com suas respostas, orientar e tirar certas dúvidas com respeito ao material oferecido pela página,

Deus seja com todos.